Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16866
Título: As profundezas da mente em cores e formas: uma análise psicanalítica das manifestações do inconsciente nas produções artísticas dos personagens no filme “Nise – O coração da loucura”
Autor(es): Mariano, Joyce da Silva Rodrigues
Palavras-chave: Nise da Silveira
Literatura e Psicanálise
Transtorno mental
Literatura e Loucura
Nise – O coração da loucura (Filme)
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar, à luz dos pressupostos psicanalíticos, as expressões simbólicas de conteúdos reprimidos no inconsciente nas produções artísticas dos personagens com transtornos mentais no filme Nise – O coração da loucura (2016). Nossa pretensão foi analisar a eficácia e o poder terapêutico da arte no tratamento dos personagens que sofrem com transtornos mentais. Outro aspecto investigado está relacionado à importância da criação de vínculos afetivos no processo de interação dos personagens pacientes do manicômio. Para fundamentar o estudo, optamos por teóricos da Psicanálise que se debruçaram sobre a teoria do aparelho psíquico, o poder do inconsciente e suas formas de manifestação, o conceito de sublimação, a relação arte e inconsciente e as doenças mentais. Assim, como fio condutor de nossas análises recorremos aos estudos de Sigmund Freud (1996), Roudinesco (1944), Carrara (2014), J. -D. Nasio (1995) e Foucault (2008), este último mais focado nas questões teóricas sobre a loucura e seus efeitos sociais. Em nossas análises percebemos que a arte foi restauradora e possibilitou a ressignificação de conflitos psíquicos dos pacientes que tiveram seus sintomas aliviados e conseguiram dar novos sentidos as suas vidas. Podemos supor que as energias pulsionais dos internos-artistas foram sublimadas em processos criativos e eles produziram belas obras de artes que foram apreciadas por artistas nacionais e internacionais. Evidenciamos também que a criação de laços afetivos com os internos do hospital, pautados na sensibilidade, ações humanizadoras e empatia, agenciados pela personagem psiquiatra, contribuiu no processo de socialização, melhorias das condições de vida, além de minimizar os sintomas dos transtornos que apresentavam.
Descrição: MARIANO, J. S. R. As profundezas da mente em cores e formas:uma análise psicanalítica das manifestações do inconsciente nas produções artísticas dos personagens no filme “Nise – O coração da loucura. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16866
ISSN: CDD 801.959
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce da Silva Rodrigues Mariano.pdfPDF - Joyce da Silva Rodrigues Mariano977 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.