Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna, Thays Dantas de-
dc.date.accessioned2018-06-21T17:36:12Z-
dc.date.available2018-06-21T17:36:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 372.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16868-
dc.descriptionLUNA, T. D. de. Reflexões sobre experiências vivenciadas no PIBID Subprojeto de Pedagogia Guarabira-PB. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo de refletir sobre as contribuições das experiências obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A participação da autora se deu na Escola Antenor Navarro, foram desenvolvidas práticas inovadoras de ensino e aprendizagem a partir do projeto aplicado em uma turma de 5º ano, tendo como tema: Meio Ambiente “Conscientizar para preservar”. O referido projeto trouxe o lúdico para a sala de aula, constituindo uma prática pedagógica em torno do processo de reflexão ação e reflexão, favorecendo a articulação entre a pesquisa e o ensino, objetivando fortalecer a prática docente na educação em toda a sua amplitude, estabelecendo relações essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, entre os saberes teóricos e as ações em sala de aula por meio da interação entre os graduandos da licenciatura e a escola. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); MOREL (2015); KENSKI(2007) THIOLLENT (2008) e dentre outros. Tomando como pressuposto as experiências vivenciadas, é possível afirmar que o PIBID contribuiu efetivamente na ação pedagógica por meio da reflexão entre a teoria e prática. O docente em formação analisa a construção de um conhecimento significativo necessário a ser trabalhado pelos alunos, através de novas metodologias, trazendo a importância de um educador crítico-reflexivo nas escolas. As atividades apresentadas contemplaram novas metodologias de ensino. Tais atividades foram planejadas de acordo com a realidade dos alunos da escola, sendo elas criativas e diversificadas. As atividades atrativas concentraram a atenção dos discentes, proporcionando a problematização acerca de propostas inovadoras, garantindo uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleReflexões sobre experiências vivenciadas no PIBID Subprojeto de Pedagogia Guarabira-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Dantas de Luna.pdfPDF - Thays Dantas de Luna3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.