Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16875
Título: Erotismo e libertação feminina: a mulher sob a autoria de Henriqueta Belminda
Autor(es): Torres, Maria Conceição Ferreira
Palavras-chave: A Esposa do Colecionador (Conto)
Henriqueta Belminda
Literatura erótica
Erotismo feminino
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Falar de mulher é falar de grandes vitórias e obstáculos superados ao longo do tempo, pois a mulher tem se superado na luta por visibilidade no âmbito social, e tem demonstrado que é possível avançar em todos os aspectos quando se busca direitos e posição em prol da emancipação social. Nesse sentido, nosso trabalho pretende analisar a temática do erotismo a partir da autoria de Henriqueta Belminda, evidenciando a construção de perfis femininos transgressores que fogem do estereótipo patriarcal. O desejo e a sexualidade aparecem de maneira bastante enfática na obra da escritora, por isso, nosso intuito é analisar no conto A Esposa do Colecionador , a forma como a mulher quebra as regras impostas pela sociedade, tais como recato e submissão, libertando-se a partir da satisfação de seus desejos eróticos. Para fundamentar teoricamente nossa análise nos baseamos nos apontamentos de Schmidt (1995), Telles (1997) e Lobo (2000) no tocante ao assunto da literatura de autoria feminina. Para discutir sobre o erotismo nos valemos das considerações de Battaile (1987), Borges (2010) e Soares (2000). A análise nos mostra a construção de perfis femininos transgressores que subvertem a ordem social, mostrando uma revolução crítica na escrita da autora ao trazer o erotismo como ferramenta para se alcançar a emancipação da mulher, principalmente no que se refere ao aspecto da realização pessoal. Além disso, nos proporciona adentrar em um tema que ainda hoje é tabu na sociedade, sobretudo, no que se refere à sexualidade feminina.
Descrição: TORRES, M. C. F. Erotismo e libertação feminina: a mulher sob a autoria de Henriqueta Belminda . 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16875
ISSN: CDD 801.959
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Conceicao Ferreira Torres.pdfPDF - Maria Conceicao Ferreira Torres623.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.