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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Érika Mayara Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T21:01:08Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21T21:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.1023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16877 | - |
dc.description | TORRES, E. M. L. Educar para transformar: A relação professor-aluno e a construção de conhecimento no filme “A Língua das Mariposas”. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem a partir do filme ―A língua das mariposas‖ (1999) Para fundamentar teoricamente esse estudo, recorremos a autores que em suas produções teóricas se debruçaram sobre a temática da aprendizagem e em concepções metodológicas relacionadas à autonomia do aluno em relação ao saber. A pedagogia de Paulo Freire (2009, 1987) foi se tornando o fio condutor de nossas análises, mas também buscamos as contribuições de Tereza Cristina Rego (2011) em relação ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva sociointeracionista de Lev Vygotsky. O filme chama a atenção de todos que atuam na área da educação, porque apresenta a eficiência e eficácia das estratégias utilizada por um professor para despertar o interesse dos seus alunos pelo conhecimento. No filme, o personagem do professor parece ter uma concepção de aprendizagem que tem por base o caráter pulsional dos seres humanos, munidos de uma aptidão para a observação, atenção, comunicação e de uma capacidade incansável de aprender e atribuir sentido a vida. Em nossas análises, podemos supor que sua prática pedagógica se alinha à pedagogia freiriana, tendo em vista que adota uma metodologia problematizadora, provocando nos alunos o interesse em conhecer o meio em que viviam, na perspectiva de compreender para transformar. O personagem professor Don Gregório, acreditava no potencial dos alunos, incentivava a autonomia em relação ao saber e acreditava na educação como instrumento de transformação da sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Joana Dar'k Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | A Língua das Mariposas (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educar para transformar: A relação professor-aluno e a construção de conhecimento no filme “A Língua das Mariposas" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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