Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16930
Título: Asma e exercício físico em discussão
Autor(es): Pereira, Rubênia Cavalcante
Palavras-chave: Asma
Exercício físico
Qualidade de vida
Data do documento: 11-Mai-2018
Resumo: A asma é uma doença inflamatória que atinge crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do mundo todo. Por ser uma inflamação brônquica a asma impede ou limita o indivíduo a praticar exercício físico, principalmente nos períodos de crise, quando o mesmo sente ansiedade, fraqueza, dificuldades para respirar e tosse. Porém, o exercício físico pode ajudar o asmático a ter uma melhor qualidade de vida. Assim, o presente estudo baseado em um estudo bibliográfico, tem como objetivo identificar e analisar os possíveis benefícios do exercício físico para indivíduos asmáticos. Contribuindo assim para informar profissionais da educação física, bem como aqueles que em sua realidade convivem com indivíduos asmáticos. Para tanto, foram revisados jornais, revistas, livros, monografias, dissertações e artigos científicos relacionados ao exercício físico, asma e qualidade de vida, publicados na base de dados do Google acadêmico do ano 2005 até 2017. Verificou-se que o individuo asmático com asma sob controle pode e deve praticar exercício físico tanto visando o tratamento, quanto para manter uma boa saúde. Os exercícios físicos apontados como benéficos à saúde do asmático são os aeróbios por melhorar a capacidade aeróbia, e em maior número de apontamentos encontrados neste estudo está a natação. Portanto, o exercício físico ajuda a potencializar o controle da asma atuando na melhora não apenas do condicionamento físico do asmático, mas também no aspecto psicossocial melhorando assim sua qualidade de vida.
Descrição: PEREIRA, R. C. Asma e exercício físico em discussão. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16930
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubênia Cavalcante Pereira.pdfPDF - Rubênia Cavalcante Pereira4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.