Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16966
Título: A autoconfrontação no PIBID: contribuições para a formação de professores críticos e reflexivos
Autor(es): Gouveia, Kelly Aparecida Almeida
Palavras-chave: Formação de professores
Ergolinguística
Autoconfrontação
PIBID
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este trabalho busca contribuir para a reflexão sobre a formação de professores, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, a partir da aplicação do método de autoconfrontação, desenvolvido por CLOT e FAÏTA (1997), que concerne em filmar o trabalhador em sua atividade de trabalho, para, posteriormente ele assistir a sua atuação, comentar e refletir sobre as situações que envolvem atividade profissional. Uma vez que o programa tem por objetivo estreitar a relação entre a educação básica e o ensino superior, torna-se necessário verificar quais os sentidos que circulam na esfera da atividade humana (BAKHTIN, 2003; 2007) do professor de português em formação. Parte-se da hipótese de que o método da autoconfrontação, que motiva a autorreflexão do trabalhador que se observa em situações de trabalho, funcionará como um importante instrumento de produção de discursos sobre o trabalho do professor em formação. Do ponto de vista teórico, este trabalho tem por alicerce a Ergolinguística (PORTO, 2010; 2011), disciplina que se dedica ao estudo do trabalho através da linguagem, a partir da Teoria/Análise Dialógica do Discurso, fruto da obra de Bakhtin e o Círculo (BRAIT, 2006), e da Ergologia (SCHWARTZ, 1998), abordagem dedicada à investigação do trabalho em situação. Estima-se que os estudos sobre formação de professores voltados aos programas de bolsas e pesquisas são importantes, pois verificam o andamento dos projetos oferecidos aos futuros profissionais e podem contribuir para a formação do professor crítico-reflexivo. Em linhas gerais, foi possível confirmar a hipótese de que o método contribui para a formação dos professores, uma vez que motivou a autorreflexão e o posicionamento crítico dos professores em relação as suas atuações na atividade de trabalho.
Descrição: Gouveia, K. A. A. A autoconfrontação no PIBID: contribuições para a formação de professores críticos e reflexivos. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16966
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Aparecida Almeida Gouveia .pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.