Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16983
Título: A avaliação estandardizada e o contexto da escola pública: uma análise necessária
Autor(es): Silva, Josoaldo Gomes da
Palavras-chave: Educação pública
Educação pública brasileira
Avaliação estandardizada
Reforma do Estado
Gestão escolar
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A avaliação, qualquer que seja o seu foco, implica em um juízo de valor, um julgamento, por isso, a sua complexidade. E, mais ainda, quando envolve prestação de contas e responsabilização. Razões pelas quais esse trabalho tem como objetivo Refletir sobre as repercussões de avaliações estandardizadas no contexto da escola pública brasileira, considerando o destaque que vem sendo conferido a essa modalidade de avaliação, a partir da década de 1990, como um dos eixos da Reforma Educacional implantada, nesse período, no país. Nesse sentido, buscou-se subsídios teóricos em autores que discutem sobre os efeitos positivos e negativos em relação à aplicação dos testes padronizados. Há aqueles que apresentam, entre outros, argumentos favoráveis aos testes de alto impacto, por responsabilizarem gestores e professores pela qualidade do ensino; na perspectiva de também virem a favorecer a promoção de uma gestão mais autônoma; por essa avaliação funcionar como um mecanismo que pode oportunizar a liberdade de escolha dos pais quanto à escola na qual desejam que seus filhos estudem. Já para os autores contrários à implantação dos testes de alto impacto, destacam que esses pressionam o professor a mudar a sua prática, em função dos conteúdos constantes nos mesmos; podendo causar, inclusive, demissões injustas de gestores e professores, e até o fechamento de escolas. Além das referências teóricas, foram entrevistadas três professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental de um município paraibano, no intento de levantar dados que evidenciem situações relacionadas ao objeto estudado. Por fim, pode-se concordar com a defesa da necessidade de mais diálogo entre os gestores de redes de ensino, a exemplo das secretarias municipais de educação e as escolas e seus professores. Tendo em vista que as avaliações padronizadas continuam sendo utilizadas como um instrumento de gestão, no contexto educacional, centradas em resultados, servindo de base para os investimentos em termos de políticas públicas, e são os principais indicadores de qualidade do ensino.
Descrição: SILVA, J. G. da. A avaliação estandardizada e o contexto da escola pública: uma análise necessária. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16983
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josoaldo Gomes da Silva.pdf505.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.