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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adriana Davina da-
dc.date.accessioned2018-07-06T11:54:31Z-
dc.date.available2018-07-06T11:54:31Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17003-
dc.descriptionSILVA, A. D. da. Contação de histórias na educação infantil: espaço para o desenvolvimento da oralidade e do gosto pela leitura. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo é discutir as contribuições da prática de contação de histórias na Educação Infantil, para o desenvolvimento da oralidade e do gosto pela leitura, por crianças que frequentam esse nível da educação, a fim de que possamos, dentre outros, identificar a importância do planejamento e execução desta prática na rotina pedagógica de instituições escolares. Trata-se de um estudo de natureza longitudinal e de caráter qualitativo. Os dados foram coletados em uma instituição de Educação Infantil, da rede privada de ensino, localizada na cidade de Alcantil-PB/Brasil, numa turma denominada de maternal II, durante os meses de fevereiro a novembro de 2017. Os sujeitos investigados foram 08 crianças de 03 anos de idade e a professora na condição de pesquisadora. Para a coleta de dados, foram utilizados vídeos gravações e anotações escritas em Diário de Campo. As gravações e as anotações focaram situações planejadas e espontâneas de contação ou de reconto das histórias, entre a professora/pesquisadora e crianças, e entre as próprias crianças, em meio à rotina pedagógica da instituição investigada. Partimos da compreensão de que o uso do livro (texto literário) em sala de aula é essencial para a formação do leitor (ZILBERMAN, 2003), e de que o ambiente escolar deve favorecer à criança momentos prazerosos com a leitura. Para a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) ouvir a leitura de textos pelo professor é uma das possibilidades mais ricas de desenvolvimento da oralidade. O estudo evidenciou, dentre outras, que o desenvolvimento da oralidade se dá num processo de interação social, entre a criança e os indivíduos que a cercam, sendo assim, a contação de histórias como atividade pedagógica e interativa, mediada pelo professor, contribui sem dúvidas para o desenvolvimento da oralidade. Concluímos que é na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, que o professor, deve propor atividades com a contação de histórias, a fim de desenvolver o gosto pela leitura e a oralidade das crianças, pois esta passa a adquirir repertórios linguísticos variados, sendo capaz de fazer com autonomia o uso da fala no seu cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContação de histórias na educação infantil: espaço para o desenvolvimento da oralidade e do gosto pela leiturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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