Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17024
Título: Grupos de compartilhamento com pessoas em situação de rua
Autor(es): Soares, Alifi Junior Clementino
Palavras-chave: Cogoterapia
Logoterapia
Centro Pop
Grupos de compartilhamento
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral compreender como os grupos de compartilhamento podem auxiliar na assistência a pessoas em situação de rua do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua - Centro Pop, a partir da perspectiva conceitual da abordagem humanística-existencial Logoteoria e Logoterapia de Viktor E. Frankl. Em sua estrutura a pesquisa trouxe a revisão de literatura, que contém, primeiramente, uma breve contextualização sobre a população em situação de rua, em seguida, ainda na revisão de literatura, o estudo traça um perfil desta população que vive à margem da sociedade, assim como, a discussão sobre o Centro Pop sendo tragos características essenciais da estrutura deste serviço, além disso, foi trago o tópico sobre grupos de compartilhamento e a Logoteoria e Logoterapia e sua aplicação em grupos de compartilhamento. Como método, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa tanto no sentido da construção quanto da análise dos dados. O desenho de pesquisa trata-se da pesquisa-ação. Foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para a construção das categorias (Sentido na vida, Liberdade, Responsabilidade e Valores) temáticas das vivências grupais. O tópico resultados e discussões contém as categorias a partir dos discursos dos participantes da atividade de grupos de compartilhamento que fizeram relação com os conceitos: Sentido na vida, Liberdade, Responsabilidade e Valores. Para finalizar, as considerações finais trouxeram a importância da atividade grupal a partir das falas dos próprios membros do grupo e alguma das limitações do trabalho e a importância da continuidade tanto do serviço oferecido pelo Centro Pop, como de atividades de grupos de compartilhamento. Os objetivos específicos deste artigo se propõe a favorecer uma experiência grupal de compartilhamento de sentimentos positivos sobre determinada temática escolhida, trabalhar conceitos logoterápicos em busca da compreensão individual de sentido de vida, percepção e construção de valores, autotranscedência e etc., e fornecer um espaço de acolhimento e de escuta individual e/ou grupal aos moradores em situação de rua.
Descrição: SOARES, A. J. C. Grupos de compartilhamento com pessoas em situação de rua. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17024
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alifi Junior Clementino Soares.pdfPDF - Alifi Junior Clementino Soares23.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.