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dc.contributor.authorOliveira, Priscilla Idalino-
dc.date.accessioned2018-07-09T11:59:48Z-
dc.date.available2018-07-09T11:59:48Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17046-
dc.descriptionOliveira, P. I. O lugar da educação ambiental e a implantação da coleta seletiva solidária de papel no Centro de Educação da UEPB. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental - EA, como dimensão do processo educativo, deve compor os currículos dos cursos de formação de professores de todos os níveis de ensino como forma de atender as demandas da crise ambiental. Na Educação Superior, essa inserção deve ocorrer por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso e dos Projetos Institucionais, o que ainda é um desafio a ser superado. O objetivo deste trabalho foi analisar o lugar da Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB, por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo, nos moldes da pesquisa exploratória, realizada no segundo semestre de 2017, a partir de entrevista semiestruturada, com os coordenadores, e análise dos Projetos Pedagógicos desses Cursos. A pesquisa revelou que a EA é um tema ausente e/ou superficialmente abordado nos currículos e atividades e evidenciou uma concepção de EA reducionista e limitada, justificada pelo desconhecimento das políticas que a regulamentam. Dessa forma, podemos afirmar que a EA não é adequadamente considerada nesse Centro, uma vez que, dos seis cursos de licenciatura, está ausente em quatro e ainda muito incipiente em dois deles; o que indica a necessidade de ampliar esse estudo no sentido de apontar caminhos para que a UEPB possa contribuir com a formação de professores que promovam essa discussão no contexto da Educação Básica. Esse aspecto é ampliado pela ausência de uma política institucional que estabeleça uma “cultura ambiental” ou “ambientalização institucional” que contemple a dimensão ambiental não apenas nos currículos, mas também, na gestão e no espaço físico. A implantação da Coleta Seletiva Solidária de Papel no Centro de Educação se instituiu como uma ação social de apoio ao trabalho dos catadores e uma forma da universidade cumprir sua função social se estabelecendo como espaço propício a consolidação da Pedagogia do Cuidado contribuindo, assim, para a "reinvenção da escola" e da sociedade no sentido de torná-la mais humana e solidária.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Gorete Cavalcante Soutopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAmbientalização institucionalpt_BR
dc.subjectCurso de licenciaturapt_BR
dc.titleO lugar da educação ambiental e a implantação da coleta seletiva solidária de papel no Centro de Educação da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

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