Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVenâncio, Flávia Roberta Mendes-
dc.date.accessioned2018-07-09T15:23:52Z-
dc.date.available2018-07-09T15:23:52Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050-
dc.descriptionVENÂNCIO, F. R. M. A construção da argumentatividade nas redações do ENEM. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se encontra na teoria da argumentação, partindo da retórica clássica de Aristóteles, para a nova retórica de Perelman e Tyteca (2005), os estudos mais recentes sobre a argumentação de Fiorin (2017), Koch e Elias (2017) e nas abordagens da Linguística Textual de Marcuschi (2008), que concebe o texto como objeto de ensino. Tem por objetivos identificar e analisar as estratégias argumentativas mais recorrentes nas redações de candidatos que obtiveram nota máxima nos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, e analisa as redações coletadas do Manual do Candidato ENEM dos anos de 2016 e 2017, bem como do portal de notícias G1, traçando um levantamento das estratégias argumentativas mais utilizadas durante os últimos três anos do exame, a fim de estabelecer o uso do repertório sociocultural produtivo e a configuração de autoria nos textos. O trabalho se justifica pela importância do caráter argumentativo das redações, descrito nas competências dois e três, da Matriz de Referência do ENEM. Os resultados da análise apontam para o uso dos argumentos de autoridade, alusão histórica e o argumento por exemplificação, como estratégias argumentativas mais utilizadas nas redações que obtiveram nota mil. Assim, um ensino de escrita funcional e produtivo pode ser pensado com base nesse estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Clara Regina Rodrigues de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da argumentaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia argumentativapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.titleA construção da argumentatividade nas redações do ENEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Roberta Mendes Venâncio.pdf919.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.