Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17079
Título: Um estudo das metáforas no sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", de Jonathan Edwards, na perspectiva da análise do discurso
Autor(es): Clidório, Nivagma Dias
Palavras-chave: Análise do discurso
Sermão
Metáfora
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que modo a metáfora é utilizada por Jonathan Edwards no sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado” e como objetivos específicos propor um diálogo entre a Análise do Discurso e o estudo da metáfora; e investigar a construção metafórica das percepções sobre a ira de Deus, o inferno, e o pecador. Constituímos alguns trechos do referido sermão como corpus deste trabalho. A metodologia utilizada foi de consulta bibliográfica de cunho qualitativo. Os autores utilizados na fundamentação teórica foram, entre outros, Orlandi (2015) e Brandão (2012) apresentando a teoria da Análise do Discurso; Gomes (2009) e Marsden (2015), quanto ao contexto histórico do período Colonial e da vida de Edwards, Vereza (2013) e Correia (2016), ao que concerne a metáfora, notadamente, aos estudos referentes a Teoria Cognitiva da Metáfora proposta por Lakoff e Johnson (1980). Verificamos que as metáforas são utilizadas no discurso religioso como estratégia linguística-discursiva, suscitando a construção do discurso e podendo influenciar percepções.
Descrição: CLIDÓRIO, N. D. Um estudo das metáforas no sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", de Jonathan Edwards, na perspectiva da análise do discurso. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17079
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nivagma Dias Clidório.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.