Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
Título: Prisão preventiva: a liberdade como um direito fundamental estabelecida na Lei 12.403/2011
Autor(es): Lima Neto, José Gouveia
Palavras-chave: Prisão preventiva
Liberdade provisória
Direitos fundamentais
Data do documento: 26-Ago-2013
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da prisão preventiva sob a égide da novel legislação (Lei 12.403/2011). Este modelo de prisão consiste no encarceramento do indivíduo antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Com a inovação legislativa, a prisão preventiva deve ser adotada em último caso, sempre que as demais medidas cautelares se mostrarem insuficientes ou inadequadas, o que se encontra de acordo com o princípio da presunção de não-culpabilidade. O objetivo do presente trabalho foi o de analisar os pressupostos legais da prisão preventiva, seus princípios fundamentais dentro da concepção de um Estado Democrático de Direito, e observá-la quando a mesma ultrapassa os limites da legalidade, através de uma análise bibliográfica e descritiva do tema. Diante da análise foi observado que a prisão preventiva é um instituto autoritário, porém necessário. Far-se-á uma análise comparativa dos artigos alterados, seguida de breves comentários.
Descrição: LIMA NETO, J. G. Prisão Preventiva: A liberdade como um direito fundamental estabelecida na Lei 12.403/2011. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1727
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gouveia Lima Neto.pdfJosé Gouveia Lima Neto591.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.