Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17338
Título: Vitimização secundária no âmbito da atividade persecutória penal
Autor(es): Correia, Daniel Araujo
Palavras-chave: Sistema Penal
Direitos Humanos
Persecução Penal
Data do documento: 26-Jul-2014
Resumo: O papel da vítima na relação delituosa, ao longo dos anos, vem se mostrando cada vez mais presente, sendo objeto de estudos e pesquisas com interesse de colaborar e entender que há uma relação biunívoca entre o delinquente e a vítima, que vai além do âmbito do ato criminoso. Um verdadeiro enlace envolvendo essa dupla penal no que versa o antes, o durante e principalmente o depois. Partindo do primarismo da vingança em que a função do Estado era relegada ao povo em punir com as próprias mãos o violador, a Vitimologia moderna busca explicitar que o Estado precisa dividir as atenções que por ora são denegadas em discrepante “favorecimento” ao delinquente, restringindo a vítima a mera informante, vitimizando-a secundariamente. O objetivo geral deste trabalho consiste na analise do papel da vítima de crimes no âmbito da atividade persecutória penal. Como objetivos específicos, pretende conceituar o termo vítima, identificando sua evolução e importância histórica e, por fim, reconhecer as lacunas da legislação brasileira acerca do tratamento dispensado às vítimas de crimes, por ocasião da persecução penal. Para a análise de tal fenômeno, no bojo da persecução criminal no ordenamento jurídico brasileiro, englobando inquérito e processo, emprega-se o método dedutivo. Como métodos auxiliares apontam-se os métodos histórico-evolutivo, exegético-jurídico e comparativo. Aliado à pesquisa bibliográfica, na qual possibilite a obtenção dos dados necessários para confirmar a hipótese apresentada quanto às questões de ordem prática apontadas pela doutrina, como inerentes ao inquérito e ao processo penal, demonstrando a ocorrência da vitimização secundária na persecução penal.
Descrição: CORREIA, Daniel Araujo. Vitimização secundária no âmbito da atividade persecutória penal. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17338
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Araujo Correia.pdf14.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.