Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17370
Título: Concurso público no Brasil: procedimento de efetivação de direitos fundamentais
Autor(es): Santos, Rafael Marconi dos
Palavras-chave: Concurso Público
Direito Fundamental
Igualdade
Democracia
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Com a promulgação da Constituição de 1988, o instituto do concurso público tornou-se uma exigência para investidura aos cargos e empregos públicos permanentes no Brasil. Entendido como uma conquista, este procedimento efetiva o direito fundamental de livre acesso aos cargos públicos e possibilita que qualquer cidadão concorra em igualdade de condições as oportunidades oferecidas pela Administração Pública brasileira. O direito a acessibilidade a cargos e empregos públicos é princípio fundamental inserido na primeira dimensão dos direitos humanos. O presente texto analisa as diversas posições sobre o tema e conclui que o mais consentâneo com a principiologia fundamental do direito, a ordem constitucional e legal vigente, é o reconhecimento da importância do concurso público como instrumento eficaz de efetivação de direitos fundamentais.
Descrição: SANTOS, Rafael Marconi dos. Concurso público no Brasil: procedimento de efetivação de direitos fundamentais. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17370
Aparece nas coleções:I - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Marconi dos Santos.pdf10.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.