Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17512
Título: A imagem da mulher na obra de Madame Bovary e de Pepita Jimenez
Autor(es): Santos, Aline de Oliveira
Palavras-chave: Análise literária
Realismo
Romantismo
Mulher
Sociedade - Século XIX
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este trabalho apresenta uma leitura das obras Pepita Jimenez (1874) de Juan Valera escritor espanhol, critico, político e diplomata, era um homem culto e refinado, começou como um teórico da literatura com Ensaios Literários um livro que foi inteiramente destruído, escrevia também contos e romances serializados e Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert autor com uma observação rigorosa e objetivada na realidade transmitindo em sua obra os traços do realismo. Flaubert teve uma vida complicada tanto do lado sentimental como em relação a sua saúde que também foi abalada, burguês, porém crítico teve que conviver com os erros da sociedade não deixando de enfatizar tais fatos em sua obra que publicada em 1857 na França. A obra é considerada a mais importante do movimento realista, e por expor os costumes que a sociedade tinha, Flaubert foi processado sob a acusação de ofensa a moral e a religião. Destacarei como a mulher era vista e qual sua função dentro da sociedade do século XIX e alguns avanços históricos atuais, através de uma análise literária resumida enfatizando o protótipo feminino. Iniciarei com um estudo sobre o realismo e o romantismo estudados nas obras, e será feita uma sintética análise. Finalmente, concluirei com um estudo sobre a relação da mulher nas obras, a influência política econômica e social e também religiosa para entendermos os costumes que a sociedade idealizava.
Descrição: SANTOS, A. de O. A imagem da mulher na obra de Madame Bovary e de Pepita Jimenez. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17512
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Oliveira Santos.pdf634.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.