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dc.contributor.authorPaulino, Joseane Gomes-
dc.date.accessioned2018-12-06T23:48:58Z-
dc.date.available2018-12-06T23:48:58Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372.64-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17592-
dc.descriptionPAULINO, J. G. Leitura na educação infantil: práticas de literatura na pré-escola. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO professor enquanto leitor envolve-se com a leitura, com as estratégias para o ensino de leitura e, consequentemente, de literatura, sabendo que também é uma atividade na qual o contraditório, queiramos ou não, sempre está presente. Associado a isso, não podemos perder de vista o leitor em potencial que povoa a escola, sobretudo quando se trata de leitura e de promovê-la na escola ou em outro lugar. Não podemos ignorar o fato de que o professor enquanto leitor precisa ter consciência de que há os diversos estágios por qual passa um leitor. Por compactuar desse pensamento é que desenvolvemos esse estudo, tendo como objetivo geral de analisar práticas de leitura/literatura infantil em turmas de pré-escola I e II da Escola Escola Municipal Paulo Antônio Gaião, na cidade de Alagoa Nova PB. Esse estudo se centra numa pesquisa qualitativa e como técnica de pesquisa, o estudo teórico coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionário, e diálogos informais visando não só identificar as práticas de Literatura Infantil, mas dialogar com a parte teórica desse estudo, no sentido de confrontar as concepções de leitura e literatura infantil das professoras da escola campo da pesquisa e a dos teóricos que abordam a temática. Chegando, assim por essa via, a conclusão do quão contraditório e ardiloso se configura a atividade com a leitura no sentido mais amplo da palavra. Para isso, nos ancoramos em estudos de Cadermatori (2012); Cosson (2014); Lajolo (1996) e outros. Percebemos que existe por parte da escola e da equipe de professoras um empenho em desenvolver as atividades voltadas para as práticas de leitura, de modo prazeroso e fazendo uso de diferentes recursos como livros, as tecnologias digitais, materiais concretos, fantasias e a própria criatividade. Reconhecemos a positividade da experiência da pesquisa tanto para nossa prática enquanto docentes, quanto para procurar sempre aspectos a serem melhorados no que se refere ao trabalho com a literatura infantil nas instituições de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Do Socorro M. Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEstrategia de ensinopt_BR
dc.titleLeitura na educação infantil: práticas de literatura na pré-escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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