Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17602
Título: Cartografias da subjetividade feminina na obra "Mulher no espelho" de Helena Parente Cunha
Autor(es): Lima, Tatiane Monteiro de
Palavras-chave: Singularização da subjetividade
Mulher na literatura
Mulher e Patriarcalismo
Mulher no espelho (Obra)
Data do documento: 5-Set-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os movimentos de produção da subjetividade feminina a partir da obra “Mulher no Espelho”, de Helena Parente Cunha. A narrativa aborda os conflitos existenciais de uma mulher multifacetada que se agoniza ao visualizar o avesso de si mesma diante de um espelho ficcional. A trama enfoca as contradições que se estabelecem entre a protagonista e a sociedade patriarcal em que está inserida.Como arcabouço teórico que fundamenta o estudo, recorremos aos teóricos da Psicologia que trabalham com a temática da subjetividade na sociedade contemporânea, como Félix Guattari (2008), Suely Rolnik (1997), Leila Domingues Machado (1999), Fernando Gonzalez-Rey (2002), dentre outros autores que fazem parte dessa linhagem teórico-metodológica. A partir das análises realizadas, podemos perceber os conflitos da mulher protagonista ao evidenciar que sua subjetividade estava aprisionada aos padrões sociais, não correspondendo aos seus anseios de liberdade, seus desejos, sua forma de amar e de existir. Os conflitos impulsionam movimentos de singularização da sua subjetividade na medida em que ela tenta romper com os valores e comportamentos que caracterizam a sociedade patriarcal.
Descrição: LIMA, T. M. Cartografias da subjetividade feminina na obra "Mulher no espelho" de Helena Parente Cunha. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17602
ISSN: CDD 150.194 3
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Monteiro de Lima.pdfPDF - Tatiane Monteiro de Lima554.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.