Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17603
Título: Um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários do comércio varejista do município de Sumé – PB sobre os serviços oferecidos pelos escritórios de contabilidade
Autor(es): Silva, Natália de Souza
Palavras-chave: Microempresários
Micro e Pequenas empresas
Escritórios de contabilidade
Profissionais contábeis
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Esta pesquisa buscou conhecer a percepção dos Micro e Pequenos Empresários (MEIs) do comércio varejista de gêneros alimentícios sobre os serviços ofertados por escritórios de Contabilidade. Teve como objetivos específicos caracterizar o perfil dos Micro e Pequenos empresários; identificar quais os serviços oferecidos pelos escritórios de contabilidade sob a ótica do empresário; conhecer os serviços mais solicitados aos escritórios de contabilidade; e identificar quais informações são mais importantes e úteis para o processo de gerenciamento do negócio. Para responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos, fez-se uso de procedimentos metodológicos que se classificam como pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem quali-quantitativa e com utilização de casos múltiplos. Como instrumento de coleta de dados fez-se uso de questionário simples (contendo questões fechadas e abertas). A amostra objeto deste estudo foi composta por 10 (dez) Micro e Pequenos Empresários do comércio varejista do município de Sumé - PB. Os dados revelam que os microempresários estão na faixa etária entre 18 e 72 anos, em maioria do gênero masculino, com grau de instrução do ensino médio completo e que estão no comércio há mais de 10 anos. No tocante ao perfil das empresas, constatou-se que elas estão no mercado há mais de 10 anos, com predominâcia do porte de Micro Emprendedor Individual, tributação pelo Simples Nacional. Verificou-se que os Micro e Pequenos empresários não fazem uso das informações contábeis no gerenciamento do negócio. Ainda, que os principais serviços ofertados para as Micro e Pequenas empresas são de natureza fiscal e trabalhista, voltados para o atendimento das obrigações principais e acessórias, ligadas à empresa, sem nenhuma preocupação gerencial.
Descrição: SILVA, N. S. Um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários do comércio varejista do município de Sumé – PB sobre os serviços oferecidos pelos escritórios de contabilidade . 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17603
ISSN: CDD 658.022
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natalia de Souza Silva.pdfPDF - Natalia de Souza Silva809.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.