Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17738
Título: As personagens no romance juvenil turbilhão em Macapá: uma análise das subjetividades e da ficção real
Autor(es): Silva, Maria Aparecida Alves da
Palavras-chave: Análise literária
Sociedade brasileira
Subjetividade
Ficção da realidade
Data do documento: 21-Nov-2018
Resumo: Este trabalho corresponde a um estudo do romance juvenil Turbilhão em Macapá (2014), do escritor Ivan Jaf. Trata-se de uma narrativa que aborda o conflito entre pais e filhos, no caso entre um pai e uma filha pré-adolescente. João, publicitário de quarenta e dois anos, que, para se aproximar mais da filha, decide viajar com ela do Rio de Janeiro para Macapá, no norte do Brasil. A justificativa para a viagem é a busca por encontrar a resposta para um desafio, baseado em um fenômeno da física. Paralelo ao relacionamento familiar, o livro retrata várias questões da sociedade brasileira como a desigualdade social, a violência e o consumo exagerado. Com este estudo procuramos mostrar que é possível fazer a leitura da obra a partir do que Beatriz Jaguaribe (2010, p.2) chama de “Ficções do real”, cuja característica principal é buscar “representar a realidade ou a “vida como ela é”. Para tanto, realizamos uma análise da obra, enfocando a crônica do cotidiano brasileiro vivenciado pelas personagens pai e filha a fim de refletir sobre as subjetividades dos sujeitos frente à realidade retratada. A discussão encontra-se embasada nas contribuições de: Jaguaribe (2006), Valente (2008), Riche (1999), Bauman (2003) e Molon (2011), dentre outros. Constatamos que o livro prende a atenção durante a leitura e incita no leitor questionamentos, convidando-o através da ficcionalidade para a leitura crítica da realidade brasileira. Além disso, não demonstra uma preocupação em pedagogizar, deixando para o leitor a reflexão da obra, sem forçá-lo a ter um único ponto de vista, mas deixando-o livre para desfrutar da leitura.
Descrição: SILVA, Maria Aparecida Alves da. As personagens no romance juvenil turbilhão em Macapá: uma análise das subjetividades e da ficção real. 2018. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17738
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Alves da Silva.pdf573.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.