Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Josielio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T17:03:51Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T17:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.399 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17745 | - |
dc.description | MARINHO, Josielio Pereira. O teatro na aula de língua materna: uma análise do livro didático de português. 2018. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da importância de um agir docente que se volte para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o presente estudo buscou compreender o modo como o teatro, mediante o trabalho com o gênero textual dramático e os jogos teatrais, vem sendo apresentado aos alunos do Ensino Fundamental, entendendo que a inserção do teatro na sala de aula possibilita um melhor aperfeiçoamento do aluno com os conteúdos de língua materna. Além de refletir para a forma como o professor de língua pode utilizar o gênero dramático e, consequentemente, os jogos teatrais como recurso ao ensino de Português. Entende-se que a inserção ampla dos gêneros textuais precisa estar presente nos Livros Didáticos, uma vez que promovem transformações significativas na aprendizagem do aluno. Para tanto, o estudo voltou-se ao exame de materiais didáticos de Português que são utilizados nas escolas públicas do estado da Paraíba. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, foi selecionado um corpus composto por três Livros Didáticos e seus respectivos Manuais do Professor. A pesquisa apoiou-se nos estudos de Rangel (2006), Oliveira (2010), Antunes (2003), Ferrarezi Jr. (2008), Bentes (2010), Zumthor (2010), Rodrigues (2011), Rojo (2010), Boal (1982; 2015), Santos (2012), e nos documentos oficiais (BRASIL, 1997; 1998a; 1998b). Acredita-se que o teatro pode se tornar um recurso didático em sala de aula e nos materiais didáticos, entretanto, o estudo demonstrou que os Livros Didáticos ainda apresentam lacunas, no que diz respeito ao trabalho com o gênero dramático e, por conseguinte, isso tende a refletir na abordagem do professor, visto que muitos ainda apoiam-se completamente neste recurso didático para o desenvolvimento de suas práticas docentes. Durante a pesquisa foi possível perceber que alguns Livros Didáticos trazem boas contribuições no trabalho com o gênero dramático, mas ainda apontam para abordagens que tornam o contato do aluno com o texto teatral superficial. Esse problema ocorre quando o aluno é apresentado apenas a fragmentos de uma obra, em que a cena vira pretexto para o ensino de gramática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Linduarte Pereira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Português | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O teatro na aula de língua materna: uma análise do livro didático de português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josielio Pereira Marinho.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.