Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Eva Maria Alves-
dc.date.accessioned2018-12-18T12:49:40Z-
dc.date.available2018-12-18T12:49:40Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17820-
dc.descriptionBARBOSA, E. M. A. Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA língua é um dos principais mecanismos de desenvolvimento de relações humanas e a cultura a qual ela faz parte é o meio por onde os indivíduos expressam seus valores, costumes, crenças, ideias e propagam a sua cultura aos seus descendentes. Sendo assim, teóricos continuam destacando em seus estudos a importância do aspecto cultural no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso o espanhol. Desta forma, sabendo que estamos tratando de uma língua que é considerada plural e heterogênea, por ter uma grande diversidade linguística e cultural, se faz necessário abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto significativo para a formação dos alunos e aprendizagem de uma LE. Para tanto, baseamos nossas discussões em Méndez (2000), López y Sans (2004), Eagleton (2005), Paraquett (2012), Rojo (2013) dentre outros que corroboraram com nosso estudo. Sabendo da importância em discutir sobre a cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol, e também ressaltar a relevância do livro didático como ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre a presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a pluralidade cultural e os tipos de cultura do mundo hispânico são abordados e apresentados em uma unidade do livro didático Confluencia 1 (2016). Assim, descrevemos e analisamos os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade analisada os mesmos são introduzidos de modo contextualizado em algumas atividades propostas, sendo assim encontramos a presença da diversidade cultural nas propostas de atividades e os tipos de cultura com C maiúscula e c minúscula, onde é trabalhada a pluralidade cultural da língua espanhola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rickison Cristiano de Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAbordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Maria Alves Barbosa.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.