Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Jefferson Deyveson-
dc.date.accessioned2018-12-18T14:05:03Z-
dc.date.available2018-12-18T14:05:03Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.otherCDD 590-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17836-
dc.descriptionNASCIMENTO, J. D. Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo diagnóstico das concepções de docentes e discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, sobre o ensino da zoologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de modo a compreender se, durante a formação docente, as abordagens utilizadas cooperam para o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à transposição didática necessárias ao exercício da profissão. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, a análise da estrutura física da universidade, além da aplicação de questionários semiestruturados junto aos professores de zoologia e alunos que haviam concluído essas componentes. As respostas foram arquivadas em planilhas do Excel (Windows 7) e os dados analisados. Os resultados mostraram que na concepção dos entrevistados os recursos didáticos mais utilizados durante as aulas de zoologia foram o laboratório, o “data-show” e os “livros”. Eles acreditam que as aulas práticas são importantes para o aprendizado, entretanto, mesmo afirmando que ocorre contextualização e que o ensino ofertado auxilia aquisição das competências e habilidades necessárias para o ensino da zoologia pelos futuros docentes, a maioria dos estudantes (37%; n=18) afirmou que o ensino foi falho em algum momento, apontando como principais fatores: falhas na didática do professor, caracterizada pela abordagem de ensino transmissivo/tradicional; ausência de aulas práticas ou de campo, além de políticas públicas e de gerenciamento do ensino superior deficitárias. O trabalho é de suma importância, uma vez que apresenta dados que irão somar aos poucos trabalhos existentes na área, principalmente referentes ao ensino superior, onde há escassez de referências voltadas à temática em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.titleEstudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Deyveson Nascimento.pdfPDF - Jefferson Deyveson Nascimento14.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.