Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17862
Título: Dípteros e coleópteros associados a cadáveres humanos no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal em Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Alef Nunes da
Palavras-chave: Dermestes maculatus
Chrysomya albiceps
Entomologia forense
Data do documento: 29-Jun-2018
Resumo: A pesquisa objetivou inventariar as espécies de Diptera e Coleoptera em cadáveres humanos no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, em Campina Grande (PB), de março a junho de 2017. O material biológico vivo coletado foi separado por região do corpo. Em laboratório, os adultos foram colocados em álcool 96% e os imaturos individualizados em recipientes com carne bovina moída e maravalhas até os adultos emergirem. Índices faunísticos foram aplicados. Os cadáveres foram procedentes de Alcantil (caso 1/fase gasosa/coliquativa), Patos (caso 2/carbonizado), Sumé (caso 3/fase de esqueletização), Alagoa Nova (caso 4/fase gasosa) e Boqueirão (caso 5/fase de esqueletização). Dos 335 dípteros coletados, 307 foram Calliphoridae e os demais Sarcophagidae. Chrysomya albiceps (72,54%), C. megacephala (1,19%), C. putoria (1,19%), Cochliomyia macellaria (2,69%), Hemilucilia segmentaria (0,60%), Lucilia eximia (13,43%) e Peckia (Sarcodexia) lambens (8,36%) foram as espécies registradas. Os 37 espécimes de Coleoptera pertenciam a Dermestes maculatus (Dermestidae) (70,27%), Necrobia rufipes (Cleridae) (27,03%) e Leucothyreus sp. (Melolonthidae) (2,70%). Chrysomya albiceps e D. maculatus foram as mais frequentes, dominantes e constantes. Nos casos 1 e 4, foi assinalado uma maior abundância de dípteros e as menores de coleópteros. No caso 5 houve somente a presença de coleópteros. A região composta pela pelve e pelos membros inferiores apresentou a maior abundância de dípteros. O estudo é pioneiro na Paraíba e as informações oriundas desse conhecimento podem atuar como ferramentas-chave no suporte necessário para a causa jurídica do óbito, por exemplo. Para a nossa realidade, é o começo de uma visão inovadora e produtiva.
Descrição: SILVA, A. N. da. Dípteros e coleópteros associados a cadáveres humanos no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal em Campina Grande – PB. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17862
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alef Nunes da Silva.pdfPDF - Alef Nunes da Silva103.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.