Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17863
Título: A inserção da experimentação através do PROAFE na rede pública municipal de Ensino Fundamental em Campina Grande (PB), segundo a perspectiva dos professores de ciências naturais
Autor(es): Silva, Amanda Rozendo da
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Métodos de ensino
Experimentação
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O ensino tradicional expositivo é alvo de muitos críticos por não conseguir assegurar melhores níveis de aprendizagem, impossibilitando uma compreensão ampla dos fenômenos, e quando se trata de ensino de Ciências é necessário sair dos conteúdos abstratos, e a experimentação surge como uma estratégia com grande potencial para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem colocando os sujeitos em contato direto com o objeto de estudo, permitindo que eles possam compreender melhor os conceitos e fenômenos naturais e correlacioná-los com seu cotidiano. Este estudo buscou descrever a percepção dos professores de ciências das escolas participantes acerca da contribuição do PROAFE para a aprendizagem dos estudantes. Porém dados de relatórios como o PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) revelam que o ensino brasileiro de ciências ainda gera resultados negativos. Os procedimentos metodológicos adotados incluem entrevistas abertas, com questionário semiestruturado, configurando um estudo de natureza descritivo-qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin para análise e interpretação dos dados. O PROAFE surge como uma programa que busca apoiar e intervir tanto no processo de ensino- aprendizagem, quanto na formação dos professores, na perspectiva de mudar esse contexto no município de Campina Grande, através de aulas experimentais. O programa proporciona aos alunos da rede municipal de ensino um contato com laboratórios, possibilitando a vivencia pratica dos conteúdos vistos apenas de forma teórica em sua realidade educacional. A pesquisa apontou que O PROAFE tem favorecido o estimulo a aprendizagem dos estudantes participantes, através das atividades experimentais, ressaltando também a importância dos espaços não formais de educação, como também tem contribuído a formação inicial dos professores. É necessário estabelecer um aperfeiçoamento do programa, afim de que o mesmo continue a cumprir seus objetivos, que é de formação docente e auxilio ao processo de ensino aprendizagem no município.
Descrição: SILVA, A. R. da. A inserção da experimentação através do PROAFE na rede pública municipal de Ensino Fundamental em Campina Grande (PB), segundo a perspectiva dos professores de ciências naturais. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17863
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Rozendo da Silva.pdfPDF - Amanda Rozendo da Silva19.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.