Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17895
Título: O ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um relato de experiência do Estágio Supervisionado
Autor(es): Souza, Elton Ricardo de
Palavras-chave: Ciências naturais
Estágio supervisionado
Formação docente
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 31-Jul-2018
Resumo: O Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Biológicas, ao promover a presença do aluno estagiário no cotidiano da escola, abre espaço para a realidade, para a vida e o trabalho do professor na sociedade. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no decorrer dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Ensino voltados à Educação Fundamental. O Estágio de regência aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada em Campina Grande-PB, em duas turmas da Educação de Jovens e Adultos, Ciclos III e IV. A EJA é uma modalidade da Educação Básica que oportuniza o aprendizado para aquelas pessoas que por quaisquer motivos não tiveram acesso à educação na idade apropriada. Os componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Ensino destinados à segunda etapa da Educação Fundamental proporcionaram um primeiro contato com turmas da disciplina de Ciências. Esta experiência, além de ter sido significativa, constituiu, também, um conjunto de momentos de novos aprendizados. Com relação à avaliação do estágio pelos docentes da UEPB, afirmo que foi considerada positiva. Ambos os professores fizeram elogios as minhas aulas. Considero que o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Biológicas foi importante para a minha formação profissional e constitui uma fase de preparação significativa para a carreira docente. O Estágio Supervisionado é, ainda, uma atividade de transformação social capaz de transformar a realidade dos alunos e de toda uma comunidade. Todos os aprendizados inerentes às disciplinas de Estágio Supervisionado me auxiliarão a tomar decisões precisas e acertadas dentro das salas de aula.
Descrição: SOUZA, E. R. de. O ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um relato de experiência do Estágio Supervisionado. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17895
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton Ricardo de Souza.pdfPDF - Elton Ricardo de Souza15.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.