Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17921
Título: Impacto da intervenção do vídeo game ativo, em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, nos indicadores antropométricos
Autor(es): Nóbrega Júnior, Luciano Pinheiro da
Palavras-chave: Obesidade
Adolescentes
Video Game Ativo
Atividade física
Data do documento: 18-Jul-2017
Resumo: INTRODUÇÃO: O VGA é uma tecnologia para entretenimento que ao mesmo tempo promove realização de atividade física através de jogos eletrônicos. Podendo ser utilizado como ferramenta para melhorar os parâmetros antropométricos, índice de massa corporal e da circunferência abdominal, através do aumento dos níveis de atividade física e aumento do gasto energético, com repercussões diretas nas principais variáveis associadas à obesidade. OBJETIVO: Avaliar o impacto da intervenção do vídeo game ativo nos indicadores antropométricos de adolescentes com sobrepeso ou obesidade da rede pública de ensino, do município de Campina Grande – PB. METODOLOGIA: Estudo de intervenção com VGA durante 4 semanas envolvendo 52 adolescentes escolares com sobrepeso ou obesidade, entre 15 e 19 anos. Durante a semana os adolescentes deviam realizar 3 sessões de exercício através do Just Dance, durante 50 minutos, totalizando até 24 sessões no final da intervenção. Os dados antropométricos (peso, estatura, circunferência abdominal) foram coletados em dois momentos, antes (Semana 0) e no fim da intervenção (Semana 4) e a intervenção realizada entre outubro a novembro de 2016. RESULTADOS: Houve uma diminuição significativa da circunferência abdominal no sexo masculino (84,62 [10,7] – 82,9 [8,7], p=0,001). CONCLUSÃO: O VGA pode ser utilizado como ferramenta para diminuição da deposição da gordura abdominal. Estudos com períodos mais prolongados devem ser realizados.
Descrição: NÓBREGA JÚNIOR, L. P. da. Impacto da intervenção do vídeo game ativo, em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, nos indicadores antropométricos. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17921
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Pinheiro da Nóbrega Júnior.pdfPDF - Luciano Pinheiro da Nóbrega Júnior11.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.