Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Janaína Guedes da-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:59:56Z-
dc.date.available2018-12-18T18:59:56Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17997-
dc.descriptionSILVA, J. G. da. Instrumentalizando em aulas de Física no Ensino Médio. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEm meio aos desafios encontrados diariamente dentro das escolas, principalmente no que diz respeito à falta de envolvimento efetivo dos estudantes na participação nas aulas, torna-se necessária à utilização de estratégias didáticas que viabilizem o envolvimento destes estudantes de forma mais satisfatória. No que se refere ao ensino de Física especificamente, uma opção que contribua para a participação ativa dos jovens estudantes no processo de ensino e aprendizagem é a utilização de atividades diversificadas, que fujam de aulas apenas expositivas. A instrumentação em aulas de Física caminha neste sentido, pois se refere a utilização de recursos didáticos que auxiliam na ação do ensino em sala de aula, através da instrumentação é possível que os próprios estudantes confeccionem artefatos pedagógicos que sirvam de artifícios auxiliadores no processo de aprendizagem dos conteúdos. Nesta perspectiva o presente trabalho traz o relato de uma experiência vivenciada durante a elaboração e aplicação de uma proposta de intervenção, aplicada em uma escola da rede Estadual da Paraíba, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, onde foram trabalhadas situações de ensino e aprendizagem que tinham como objetivo buscar a participação dos estudantes, conduzindo-os a uma compreensão e transformação do saber físico através da instrumentação. Com a aplicação da proposta, constatamos que a utilização das atividades instrumentais foi de grande importância nas aulas de Física, uma vez que viabilizaram a participação dos estudantes através de atividades diversificadas, facilitando abordagens interdisciplinares e auxiliando no ensino Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Ana Raquel Pereira de Ataídept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInstrumentaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleInstrumentalizando em aulas de Física no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Guedes da Silva.pdfPDF - Janaína Guedes da Silva11.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.