Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18041
Título: Consumo de proteína animal entre estudantes de Ensino Médio no município de Campina Grande – Paraíba/Brasil
Autor(es): Fonseca, Márcia Fernanda
Palavras-chave: Etnozoologia
Proteína animal
Cultura alimentar
Alimentação
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: O ser humano para se desenvolver, assim como para adquirir resistência a doenças, precisa incorporar, diariamente, diferentes alimentos, que contenham vitaminas, minerais, hidratos de carbono, lipídios e proteínas. O consumo de proteínas entre populações urbanas e rurais provém de criações próprias como galinhas, porcos, bodes, carnes de caça, além da aquisição comercial. Nesse sentido, objetivamos analisar o consumo de proteínas animais entre estudantes de áreas rural e urbana no município de Campina Grande, Paraíba/Brasil. Aplicamos questionários a 257 estudantes, cujas questões contemplavam animais domésticos e silvestres para que os mesmos os identificassem como alimento. Foram realizadas análises descritivas para médias e desvio padrão, e valor de uso. A carne bovina foi citada como a mais consumida entre todos os estudantes pesquisados. Entre os estudantes urbanos, a segunda carne mais citada como preferida foi a de frango de granja; já entre os estudantes rurais, a segunda carne mais citada em preferência foi a suína, seguida de galinha caipira. O consumo de carne de caça teve maior registro de citações entre estudantes rurais. Espera-se que os resultados dessa investigação contribuam com as reflexões sobre a cultura alimentar dos alunos dessas áreas e sobre o consumo de animais silvestres no semiárido paraibano.
Descrição: FONSECA, M. F. Consumo de proteína animal entre estudantes de Ensino Médio no município de Campina Grande – Paraíba/Brasil. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18041
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Fernanda Fonseca.pdfPDF - Márcia Fernanda Fonseca10.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.