Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18052
Título: Importância do estágio de monitoria para o professor em formação com experiência de ensino
Autor(es): Araújo, José Anderson Farias
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação docente
Atuação docente
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: No processo de formação docente, o professor em formação passa por várias fases/etapas essenciais para a jornada pedagógica. Dentre essas fases está o Estágio Supervisionado que, conforme as palavras de Gomes (2013), é crucial para a socialização de ideias, compartilhamento de ações pedagógicas e reflexões acerca das mesmas, com base nas experiências de outros profissionais, bem como na própria experiência. Muitas pessoas começam a atuar no campo docente antes mesmo de concluir o curso de formação docente ou sequer passar pela fase do estágio supervisionado de monitoria. Por essa razão, esta pesquisa visa: analisar a importância do estágio de monitoria para professores em formação inicial que já lecionavam a disciplina de língua inglesa antes da experiência do estágio supervisionado. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas para quatro professores em formação do curso de Letras-Língua Inglesa da UEPB, em 2016. Além disso, os relatórios apresentados pelos participantes como requisito de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado foram considerados na coleta de dados. Após a análise dos resultados, constatou-se a importância do estágio para a atuação docente dos professores em formação participantes desta pesquisa por ele ser um espaço de reflexão das práticas docentes, de ressignificação de saberes docentes e de produção de conhecimento. Também por possibilitar uma melhor compreensão do campo de atuação através de sua análise por meio da reflexão não apenas da prática pedagógica do professor observado, mas também da própria práxis, levando, assim, a um posicionamento mais autocrítico/reflexivo.
Descrição: ARAÚJO, J. A. F. Importância do estágio de monitoria para o professor em formação com experiência de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18052
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Anderson Farias Araújo.pdf710.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.