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dc.contributor.authorMaciel, Renata Kelly Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-12-19T17:57:44Z-
dc.date.available2018-12-19T17:57:44Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18060-
dc.descriptionMACIEL, R. K. R. A cultura de pares no processo de socialização: um olhar para interações e brincadeiras espontâneas entre crianças da pré-escola. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é discutir situações onde evidenciamos elementos determinantes acerca da cultura de pares entre crianças da pré-escola, através de suas interações e brincadeiras espontâneas. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada em uma instituição de educação Infantil, da rede privada de ensino, localizada no município de Campina Grande – PB. Os dados foram coletados no período entre fevereiro e outubro de 2018, em uma turma denominada Infantil 5, onde os sujeitos da pesquisa foram 8 meninas e 3 meninos com idades entre 5 e 6 anos. Para a coleta de dados, foi utilizado o gravador de voz, gravador de vídeo e observações anotadas no diário de campo. Tais anotações no diário de campo e as gravações enfocam as situações espontâneas das crianças no momento do recreio, como seus diálogos, conversas e as brincadeiras escolhidas por elas. Iniciamos pela compreensão de que as crianças são sujeitos ativos na produção cultural da sociedade (SARMENTO, 2007) e que no momento em que a crianças produzem e compartilham seus interesses, seus artefatos e sua rotina em suas interações, elas estão produzindo a Cultura de Pares (CORSARO, 2009). O estudo constatou que é no processo de socialização com seus pares em brincadeira e em jogos de faz de conta que as crianças demonstram as suas interpretações a partir do contato com adultos, passando por um processo de contextualização sócio cultural, e transformando em sua própria cultura através da reinterpretação. Concluímos que a Cultura de Pares é realmente produzida no momento em que as crianças estão interagindo, partilhando seus interesses, através da releitura baseada na cultura do adulto, que acabam por afetar as interações infantis. Porém, vimos que as crianças possuem autonomia o suficiente para estruturar sua própria cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura de parespt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectReprodução interpretativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA cultura de pares no processo de socialização: um olhar para interações e brincadeiras espontâneas entre crianças da pré-escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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