Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18063
Título: O livro didático e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Mônica Lessy Rodrigues de
Palavras-chave: Livro didático
Ensino fundamental
Ensino de geografia
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Tendo em vista que o livro didático é um manual de grande uso e que contribui na prática educativa de professores e na aprendizagem dos alunos nos ambientes escolares, busca-se conhecer os conteúdos propostos para a disciplina de Geografia contida neste recurso didático, e especificamente os voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto se tornou necessário conhecer a história do livro didático a partir de sua institucionalização aqui no Brasil, a Geografia constituída em disciplina escolar e a formação acadêmica de professores com base nos estudos de autores pesquisadores de cada área. Para consolidar essa pesquisa, é feita a análise da coleção Girassol – Saberes e fazeres do campo, aprovado pelo programa PNLD Campo de 2013, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia. Pôde ser averiguado que a coleção ganhou em vários aspectos, como por exemplo, em relação à contextualização e valorização da vida no campo; no entanto mostrou pouca profundidade nas abordagens dos conteúdos e conceitos geográficos.
Descrição: ARAÚJO, M. L. R. de. O livro didático e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18063
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Lessy Rodrigues de Araújo.pdf474.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.