Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18073
Título: O trivial e o canônico em "As crônicas de gelo e fogo" de George R. R. Martins: uma averiguação de potencial canônico
Autor(es): Rodrigues, José Clederson da Silva
Palavras-chave: Cânone literário
Instâncias canônicas
Narrativa trivial
Potencial canônico
Análise literária
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Este trabalho consiste numa averiguação de potencial canônico em uma obra literária contemporânea do gênero fantasia épica de autoria do escrito Norte- americano George R. R. Martin. Singularizamos a análise, refletindo sobre quais aspectos podem, ou não, lhe atribuir potencial canônico. A pesquisa aqui apresentada justifica-se pela popularidade e atenção que a obra vem tendo nos últimos anos, na qual buscamos examinar tanto os eventos que se desenvolvem em seu enredo quanto a repercussão que o romance teve após a publicação de seus volumes. Para alcançar tais objetivos, extraímos trechos do romance visando mostrar as similaridades e divergências com as narrativas triviais; além disso com auxílio da internet, checar quais instâncias canônicas têm reagido à obra. Sendo esta uma pesquisa de base bibliográfica (GIL, 2007), teoricamente refletimos acerca da narrativa trivial, proposta por Kothe (1994), que trata da estrutura das narrativas consideradas pouco complexas; por outro lado, Costa (2013) nos apresenta as instâncias canônicas que sedimentam a discussão que pode propiciar potencial canônico às obras. Estes autores serviram de subsídios para que pudéssemos nos nortear quanto ao valor das obras no meio literário e nos mostraram que, devido ao distanciamento que o romance As crônicas de gelo e fogo tem da estrutura comum às narrativas triviais mais a influência das instâncias canônicas, pudemos perceber potencial canônico no mesmo.
Descrição: RODRIGUES, J. C. da S. O trivial e o canônico em "As crônicas de gelo e fogo" de George R. R. Martins: uma averiguação de Potencial Canônico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18073
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Clederson da Silva Rodrigues.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.