Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18075
Título: O ser tradutor e/ou intérprete: as (im)possibilidades dos licenciados em letras espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Lima, Cícero Emanuel de
Palavras-chave: Tradução
Interpretação
Ensino de língua espanhola
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Tanto a tradução quanto a interpretação tem processos semelhantes, seja tradutor ao fazer com que uma mensagem em determinado idioma seja transportada escrito para outro idioma, como o interprete transportar uma mensagem oralmente para outro idioma, ou até mesmo ao fato de que ambos profissionais devem ter o domínio das duas língua,culturas e práticas sociais que estão envolvidas nesse processo. No entanto, ser tradutor e/ou interprete não é tão simples como parece, e vai muito além deste suposto domínio de línguas e a transposição de palavras. Tentando proporcionar um novo olhar para os graduandos, graduados, sobre o curso de Letras espanhol, propomos uma reflexão sobre as (im)possibilidades do licenciado em Espanhol pela UEPB, especialmente sobre o mercado para o tradutor e/ou intérprete. Para isso, utilizamos como aporte teóricos: Paz (1971), Derrida (1980), Arrojo (1986), Lederer (1990), Furlan (2001), Quadros (2004), Amorim (2015) e Bastos (2013) e analisamos o Projeto Pedagógico do curso de Letras Espanhol da UEPB juntamente das disciplinas que corroboram para os Estudos da Tradução. Ademais de refletimos sobre os anseios dos alunos matriculados na disciplina Teoria e Prática da Tradução, através da aplicação de um questionário impresso, com questões abertas e de múltipla escolha, que foi aplicado para os alunos que estavam cursando a disciplina de teoria e pratica da tradução. Por fim, foi possível perceber junto com o graduando de Letras Espanhol pela UEPB, que a falta de conhecimento e aprofundamento na área o impossibilita na atuação como tradutor e/ou intérprete.
Descrição: LIMA, C. E. de. O ser tradutor e/ou intérprete: as (im)possibilidades dos licenciados em letras espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18075
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Emanuel de Lima.pdf429.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.