Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18094
Título: O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM
Autor(es): Silva, Aldemi Severino da
Palavras-chave: TDICs
Aplicativo móvel
Ensino-aprendizagem de línguas adicionais
Novas tecnologias de educação
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possuem uma notável presença na contemporaneidade. Desse modo, os serviços e benefícios provenientes desse novo modelo tecnológico são bastante propícios para o campo educacional e, especialmente, para o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Assim, o presente artigo, tem como objetivo descrever uma pesquisa, que consistiu no planejamento, concepção, desenvolvimento, implantação, testagem e aprimoramento, pelas lentes da pesquisa em Linguística Aplicada (In)disciplinar, do aplicativo para dispositivos móveis “INTERCULT-UEPB”,que atuasse como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas adicionais via Teletandem,consolidado com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UEPB e instituições parceiras. Para essa proposta o grupo procurou instigar a prática do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais de forma colaborativa e intercultural; mediar, com o apoio do aplicativo móvel e das demais TDICS, práticas de interação real entre aprendizes de línguas adicionais; analisar, e compreender as crenças, motivações, imagens e intuições dos participantes envolvidos na pesquisa, de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem. No que diz relação ao registro, análise crítica e relato da experiência, a escolha foi de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Sendo assim, no decorrer da descrição, serão apresentadas as características da aprendizagem em Tandem, suas nuances e filiação metodológica, evidenciando o projeto interinstitucional liderado pela UEPB: “INTERCULT: Aprendizagem Colaborativa e Intercultural de Línguas via Teletandem”. O aplicativo desenvolvido é fruto dessa experiência, tem se mostrado como ponte para o ensino de línguas adicionais num contexto intercultural e colaborativo.
Descrição: SILVA, A. S. da. O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18094
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldemi Severino da Silva.pdf941.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.