Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18095
Título: "Cercanía Joven 2": uma análise comparativa da interculturalidade nas edições de 2015 e 2018
Autor(es): Araújo, José Wagner Pereira de
Palavras-chave: Ensino aprendizagem de espanhol
Interculturalidade
Cultural
Livro didático
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: A relevância de aprender e ensinar o espanhol a partir de um viés intercultural se dá porque ao inserirmos esta perspectiva nas aulas de ELE e nos LDs, os alunos vão, a partir do contato com a cultura, ser capazes de dialogar e entender o outro e consequentemente sua língua. Conhecendo a importância do livro didático nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, nosso trabalho tem como objetivo refletir sobre a interculturalidade no processo de ensino e aprendizagem de ELE, e analisar como os aspectos interculturais estão presentes nas atividades do livro didático Cercanía Joven volume 2 referente ao PNLD 2015 e 2018, bem como verificar as diferenças e semelhanças entre as duas edições no que cerne a interculturalidade. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa documental, no qual nos centramos nas sessões específicas do livro, que na edição do PNLD 2015 é “Culturas en diálogo: nuestra cercania” e na edição de 2018 “Culturas en diálogo: aqui y allá, cujo objetivo está em relacionar a cultura hispânica com a brasileira e com outros países, promovendo uma perspectiva intercultural. Assim, baseamos nossas discussões em Paraquett (2010; 2012), Candau e Moreira (2008), Canedo (2009), PCN (2000), OCEM (2006) e outros que discutem os conceitos de cultura, interculturalidade e as relações que se estabelecem com o ensino de espanhol como língua estrangeira. Por meio da análise, pontuamos que há mudanças significativas entre as edições do livro, no que cerne principalmente no leiaute, ocorrendo também dentro das temáticas abordadas ao longo do livro. Verificamos também que ademais dessas mudanças, e dos temas abordados durante as três unidades de ambas edições, evidenciem a cultura do outro, apresentam atividades que, em sua maioria, restringem os alunos a exercícios mecânicos, não os fazendo refletir de forma crítica numa perspectiva intercultural.
Descrição: ARAÚJO, J. W. P. de. Lectura y multimodalidad: consideraciones sobre los materiales didáticos de enseñanza fundamental. 2018. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18095
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Wagner Pereira de Araújo.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.