Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18157
Título: Saberes e práticas médico-pedagógicas: os discursos sobre o controle do corpo na imprensa paraibana na primeira metade do século XX
Autor(es): Cavalcante Júnior, Levy Quirino
Palavras-chave: Discurso médico-pedagógico
Medicina
Corpo
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar alguns discursos médico- pedagógicos publicados na imprensa paraibana na primeira metade do século XX sobre o controle do corpo através da medicina. Desde o fim do século XIX que os médicos paraibanos ou que medicavam na Paraíba, passaram a investir seus saberes e práticas para o campo da educação. Via nas escolas, uma forma mais hábil de educar higienicamente a população. Assim, optamos por verificar nesses discursos ditos medico-pedagógicos a participação da saúde na educação. Para tanto, problematizamos as notícias publicadas em periódicos como A Imprensa e a Revista do Ensino e o Currículo Escolar do Estado da Paraíba em vigor na época. São falas que disciplinavam e normatizavam, metáforas que se personificavam em códigos de civilizar. Conclui-se que esses discursos foram fundamentais para implementação das disciplinas de Higiene e Educação Física no currículo escolar.
Descrição: CAVALCANTE JÚNIOR, L. Q. Saberes e práticas médico-pedagógicas: os discursos sobre o controle do corpo na imprensa paraibana na primeira metade do século XX. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18157
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Levy Quirino Cavalcante Júnior.pdfPDF - Levy Quirino Cavalcante Júnior2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.