Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18220
Título: O agir docente: repensando a prática de planejar aulas de língua portuguesa
Autor(es): Martins, Andreia Aparecida Medeiros
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Planejamento escolar
Processo ensino/aprendizagem
Atuação docente
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Devido aos baixos índices relacionados aos níveis de letramento em nosso país, o ensino de Língua Portuguesa tem sido alvo de críticas em diferentes eventos sobre educação. Considerando que o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa possui extrema importância na formação do indivíduo, devendo permitir a este o desenvolvimento e domínio de suas capacidades linguísticas, a fim de que o aluno interaja em sociedade, é indispensável e urgente repensar a forma como as aulas de LP são planejadas. Portanto, em nossa pesquisa, responderemos ao seguinte questionamento: 1) Qual relação entre planejamento, ensino/aprendizagem de LP e o registro de aula? Objetivamos de forma geral, analisar de que forma o planejamento de ensino, através de planos e registros de aula, refletem o agir docente em sala de aula. Para tanto, desenvolvemos nosso estudo sob os respaldos teóricos de Libâneo (2013), Luckesi (2011), Nóvoa (1992), Menegolla e Sant’Anna (2014), que trazem contribuições acerca do planejamento de ensino; Oliveira (2010) e Tardif (2014) trazem nos conhecimentos sobre a formação, atuação e saberes necessários ao professor de LP. Contamos ainda com as contribuições teóricas sobre planejar o ensino, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), e com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Através desta pesquisa, compreendemos que o planejamento de ensino, apesar de ser uma prática resistida por muitos professores, deve colaborar na atuação docente, de modo que deixe de ser um ato sistemático, e passe a constituir um momento em que o docente reflita sobre seu ensino e atue nas aulas de LP. O planejamento de ensino é uma forma de o professor pesquisar, selecionar, se apropriar do material a ser abordado, e principalmente, refletir sobre sua prática docente.
Descrição: MARTINS, A. A. M. O agir docente: repensando a prática de planejar aulas de língua portuguesa. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18220
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANDREIA APARECIDA MEDEIROS MARTINS.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.