Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18222
Título: Leitura da HQ A Terceira Margem do Rio: do visual ao linguístico
Autor(es): Costa, Luciana Gomes da
Palavras-chave: Leitura
Graphic novel
Linguagem visual
Linguagem verbal
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: Neste artigo realizamos o estudo da adaptação para os quadrinhos do conto ―A terceira margem do rio,‖ distribuída às escolas públicas pelo PNBE/Ministério da Educação. Essa análise tem como pretensão responder a seguinte questão: a história em quadrinhos ―A terceira margem do rio em graphic novel‖, adaptada do clássico de Guimarães Rosa, pertencente ao cânone nacional, estabelece que relações na interligação do texto com a imagem? Em função disso, temos como objetivo geral identificar os aspectos visuais e linguísticos da história em quadrinhos e como objetivos específicos: investigar os fundamentos teóricos sobre como as histórias em quadrinhos podem ser um instrumento de incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem e analisar, na obra selecionada, aspectos relacionados à linguagem visual e verbal. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e comparativista. Os autores que contribuem teoricamente como referências para o desenvolvimento desta pesquisa são: Angela Kleiman (2004), Isabel Solé (1998), Roberto Elísio dos Santos (2003), Alexandre Barbosa ,(2007), Mary Kato (1987), Luiz Britto (2003). Com base nas fontes estudadas, é possível afirmar que os quadrinhos têm um grande potencial como instrumento de incentivo à leitura.
Descrição: COSTA, L. G. da. Leitura da HQ A Terceira Margem do Rio: do visual ao linguístico. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18222
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUCIANA GOMES DA COSTA.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.