Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrota, Monique Sousa Feitoza-
dc.date.accessioned2019-02-22T17:33:27Z-
dc.date.available2019-02-22T17:33:27Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18227-
dc.descriptionFROTA, M. S. F. A Cada Dia a Gente Vai Testando...: as revelações de uma professora iniciante sobre seu agir docente. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como principal objetivo investigar o discurso de uma professora iniciante, acerca de suas reflexões sobre o trabalho docente, em uma sessão de autoconfrontação simples (ACS). Mais especificamente, pretendemos analisar os tipos de trabalhos (prescrito, realizado e real) diagnosticados na fala dessa colaboradora e o que eles revelam sobre sua prática; e identificar as modalizações predominantes, fundamentais para justificar sua postura profissional em sala de aula. Nesse contexto, nossa pesquisa encontra-se centrada na Linguística Aplicada, com foco no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999) e nas Ciências do Trabalho (CLOT, 2006; 2010), em especial no procedimento metodológico da autoconfrontação simples – ACS (CLOT, 2006; 2010). Para fundamentar nossa proposta, apoiar-nos-emos nas contribuições de Garcia (1999), Clot (2006; 2010), Bastos e Andrade (2011), Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (2004). Em relação aos tipos de trabalho, destacamos que: no prescrito, a colaboradora autoprescreve suas ações, justificando sua atuação em sala de aula, prefigurando uma conduta diferente acerca do seu agir; no realizado, reflete acerca de um agir individual, caracterizando-o, muitas vezes, como coletivo; e, no real, retrata as ações que não consegue desenvolver, reportando-se aos principais impedimentos de sua atuação. Quanto às modalizações destacamos que elas contribuíram para o entendimento de sua prática e categorização de sua atividade, pois, ao longo da pesquisa percebemos que: a colaboradora apropria-se de um discurso muito voltado aos conhecimentos universitários, uma vez que está formada há poucos anos; e, justifica, muitas vezes, ao refletir sobre seu agir, suas reais intenções e ações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Tatiana Fernandes Sant’anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAutoconfrontação Simples - ACSpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA Cada Dia a Gente Vai Testando...: as revelações de uma professora iniciante sobre seu agir docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MONIQUE SOUSA FEITOZA FROTA.pdf688.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.