Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Samara Fidelis de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-02-22T17:35:09Z-
dc.date.available2019-02-22T17:35:09Z-
dc.date.issued2018-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18228-
dc.descriptionALVES, S. F. de M. As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivos principais analisar as preferências de leitura de um grupo de jovens e propor sugestões de trabalhar o texto literário contemporâneo, mais especificamente a obra “Não se apega não”, em sala de aula, de forma que valorize as preferências dos alunos, aproximando-os da aula de literatura, e, consequentemente, estimulando a leitura e discussão do texto literário. Para isso, será traçado o perfil de leitura de alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de um questionário, e realizada a reflexão e construção de propostas a partir desses dados. Utilizamos como principais aparatos teóricos Abreu (2006), que traz a literatura de modo mais diversificado e democrático; Silva (2016), que faz uma crítica tanto ao conceito de literatura, quanto ao seu ensino tradicional em sala de aula; e Cosson (2016), que serviu como ponto de partida para as propostas metodológicas realizadas nesse trabalho. Percebemos, ao longo da pesquisa, que grande parte dos jovens sente-se desinteressada pelas aulas de literatura, e um dos principais fatores desse desinteresse é a desvalorização de seu repertório de leitura. Assim, chegamos à conclusão que uma das formas de aproximá-los, estimulando o gosto pela leitura, é a introdução de textos literários que façam parte do seu dia-a-dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Kalina Naro Guimarãespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleAs preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SAMARA FIDELIS DE MEDEIROS ALVES.pdf412 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.