Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18246
Título: Letramento digital e ensino de língua portuguesa: a importância da formação digital dos educadores para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficiente
Autor(es): Silva, Simone Araújo
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Tecnologias de informação e comunicação
Letramento digital
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Considerando o atual cenário da sociedade no que concerne aos avanços tecnológicos que estão surgindo, e em especial, como isso reflete no ensino de português, este estudo tem o intuito de responder a seguinte questão: de que maneira o domínio do letramento digital pelos educadores pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica de Língua Portuguesa? Para isso, tem como objetivo geral discutir a relevância dos docentes desenvolverem seu letramento digital forma de melhorar a qualidade do ensino. E, como objetivos específicos: compreender os conceitos de alfabetização e letramento, chegando ao letramento digital e atentando para sua relação com a educação básica; discutir sobre maneiras viáveis para os professores aprimorarem suas habilidades quanto ao letramento digital; e por fim, identificar algumas das atividades presentes em livros didáticos para a utilização dos novos recursos tecnológicos e da internet no ensino de língua portuguesa. O método de pesquisa adotado é bibliográfico, mediante o qual, a partir das diversas teorias estudadas, como Soares (2009), Kenski (2003), Coscarelli e Ribeiro (2011), Arcoverde (2007), entre outras, torna-se possível evidenciar a importância que as ferramentas digitais adquirem atualmente para a educação de maneira geral, e principalmente para a que se volta para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos.
Descrição: SILVA, S. A. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: a importância da formação digital dos educadores para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficiente. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18246
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SIMONE ARAÚJO SILVA.pdf3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.