Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18315
Título: O uso do software Geogebra 3D no ensino da geometria espacial: desafios e possibilidades
Autor(es): Chaves, José Alexandre de Figueiredo
Palavras-chave: Geometria espacial
Ensino de geometria
Educação matemática
Software GeoGebra 3D
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A Geometria Espacial e o uso de tecnologias digitais são temas bastante discutidos nos dias atuais, os quais exigem planejamento e profissionais capacitados para utilizá-los na sala de aula. Neste sentido, este trabalho visa analisar os desafios e possibilidades existentes no ensino da Geometria Espacial, especificamente pirâmides, subsidiadas pelo software GeoGebra 3D, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade do Congo – PB. Para tal, foi realizada uma abordagem qualitativa, descrevendo os desafios e possibilidades ao uso de softwares educacionais no ensino e aprendizagem das pirâmides, além de realizar o registro dos dados de forma fotográfica. A coleta de dados foi feita através de observação participante, com os dados registrados no computador e no papel. Foram executados dois tipos de intervenções, uma sem o uso de recursos tecnológicos, que tem como características o uso de lousa, lápis e livro didático, e outra com o uso de tecnologias digitais, onde as aulas aconteceram no laboratório de informática da escola, fazendo uso do software GeoGebra 3D. Verificou-se que após o trabalho com áreas e volumes de pirâmides associadas as tecnologias, os alunos percebem a importância de estudo dos conceitos vistos em sala de aula e a sua necessidade à construção de novos conhecimentos e à compreensão do mundo ao seu redor.
Descrição: CHAVES, J. A. F. O uso do software Geogebra 3D no ensino da geometria espacial: desafios e possibilidades. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18315
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Alexandre de Figueiredo Chaves.pdfPDF - José Alexandre de Figueiredo Chaves631.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.