Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18346
Título: Sistemas Participativo de gestão das águas produzidas no processo de dessalinização solar
Autor(es): Viana, Wanderley Feitosa
Palavras-chave: Água Potável
Segurança Hídrica
Métodos Participativos
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O problema hídrico na região do semiárido brasileiro não é proporcionado apenas pela escassez da água, mas também devido às mudanças climáticas ocorridas em todo o planeta. Devido a sucessivas secas que castigam a região, surge à necessidade de se ter água potável a partir da água salobra dos poços existentes. Portanto essa experiência enfoca justamente essa necessidade, com base em um sistema participativo, utilizando técnicas com embasamentos na agroecologia, na construção de dessalinizadores solares no sítio Luiz Gomes em Caraúbas – PB, no semiárido paraibano, uma pesquisa social e qualiquantitativa, tomando por base: fundamentos teóricos e documentais; visitas técnicas e observações in loco; levantamento de dados; realização de pesquisas participativas, junto à família. Com isso, pôde-se observar que: os dessalinizadores solar possibilitaram inúmeros benefícios socioeconômicos e ambiental, baixo custo de implantação e fornece água de boa qualidade. Portanto a ação planejada na propriedade resultou no excedente de água, produzida pelos dessalinizadores, isso viabilizou a construção de uma horta orgânica para a produção de hortaliças, gerando renda à família
Descrição: VIANA, W. F. Sistemas Participativo de gestão das águas produzidas no processo de dessalinização solar. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18346
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wanderley Feitosam Viana_protected.pdfPDF - Wanderley Feitosam Viana.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.