Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18399
Título: Economia solidária: um ensaio sobre a gestão socioambiental
Autor(es): Mélo, Heverton Felinto Pedrosa de
Palavras-chave: Direito ambiental
Desenvolvimento sustentável
Economia solidária
Gestão socioambiental
Políticas públicas
Data do documento: 17-Set-2018
Resumo: Este trabalho analisou a Economia Solidária de uma forma mais aprofundada, como instrumento de gestão socioambiental. Para isso, realizou-se um estudo de natureza descritiva, com pesquisa documental e bibliográfica. A abordagem adotada foi qualitativa. Verifica-se como se dá o processo de obtenção do desenvolvimento econômico e social contínuo, harmonizado com a gestão socioambiental, utilizados a partir economia solidária. Demonstrase uma estratégia de superação das desigualdades sociais, econômicas e políticas, para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária, possibilitando boas condições de vida para todos os cidadãos e a geração/melhoria de renda. Apresenta-se um breve histórico do direito e gestão ambiental, do desenvolvimento econômico e da economia solidária, além de seus desdobramentos. Aborda-se que a prática da economia solidária permite a construção de uma nova cultura, instituindo uma nova política, uma nova forma de viver, de produzir e de planejar do futuro. Ressalta-se a importância de políticas públicas promovidas para o empoderamento dos atores envolvidos, diminuindo a agressão ambiental e instigando o consumo consciente. Enfatiza-se as principais legislações vigentes e a atuação do Poder Judiciário na consolidação da economia solidária, proporcionando a compatibilização entre o desenvolvimento e a proteção ambiental. Conclui-se que houve avanços nas políticas públicas de economia solidária, entretanto, existe a necessidade de fortalecimento destes empreendimentos pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Descrição: MÉLO, H. F. P. de. Economia solidária: um ensaio sobre a gestão socioambiental. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18399
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heverton Felinto Pedrosa de Mélo.pdfHeverton Felinto Pedrosa de Mélo16.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.