Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18554
Título: Exercício resistido em idosos: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Isabelle de Almeida
Palavras-chave: Treinamento de força
Idosos
Exercício resistido
Data do documento: 30-Mai-2018
Resumo: O treinamento resistido de força, auxilia na prevenção e no aprimoramento da qualidade física nos idosos, melhorando a mobilidade e autonomia. Desta forma, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os benefícios do treinamento resistido para idosos. Para o desenvolvimento da revisão bibliográfica, foram realizados levantamentos e pesquisas nos sites acadêmicos Gloogle Acadêmico, Google pesquisa, sites de organização mundial, nas revistas (base de dados Scielo, USP, Archives Of Health Investigation, Kairós. Artigos científicos que foram publicados até 2018, utilizando-se de descritores em combinação ou isolados: Treinamento de força reserva funcional, exercício resistido, idoso, sendo adicionada consulta em livros para complemento das informações acerca dos benefícios causados pela prática do exercício resistido em idosos acima de 60 anos. Podemos concluir com a pesquisa que com a prática de atividades físicas, especialmente de exercício resistido e uma rotina ativa e acompanhamento profissional, existe uma enorme chance de aumento na reserva funcional, uma diminuição na perda de massa muscular garantindo assim mais resistência muscular que repercutirá na diminuição de quedas, melhora da flexibilidade e manutenção das funções das articulações, dando a esse idoso uma maior amplitude dos movimentos, os tornando mais independentes em sua vida diária, facilitando afazeres domésticos, passeios ou até mesmo uma ida ao mercado. Os benefícios do exercício resistido vai além do físico, pois a partir daí quando esse mesmo idoso começa a conseguir sua independência, ocorre também um aumento em sua autoestima, tornando-o assim um indivíduo ativo. A prática do treinamento de força direcionado às pessoas idosas deve ser estimulada, com a intenção de demonstrar a população o quanto são importantes esses métodos de exercício e como as pessoas idosas podem melhorar sua capacidade funcional, consequentemente sua qualidade de vida e saúde.
Descrição: SILVA, I. de A. Exercício resistido em idosos: Uma revisão bibliográfica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18554
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelle de Almeida Silva.pdfPDF - Isabelle de Almeida Silva10.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.