Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18606
Título: A tutela especial do direito ao nome e suas excepcionais hipóteses de alteração
Autor(es): Formiga, Igor Lisboa
Palavras-chave: Constitucionalização do direito civil
Direito da personalidade
Direito ao nome
Tutela especial
Data do documento: 25-Set-2018
Resumo: O processo de constitucionalização do direito civil influenciou diretamente na construção jurisprudencial e doutrinária dos direitos da personalidade na legislação brasileira. Os direitos da personalidade são dotados de características específicas e devem ser devidamente resguardados em um Estado Democrático De Direito. O nome, entendido como elemento individualizador e indentificador da pessoa natural ou jurídica, nas relações de direitos e obrigações na nossa sociedade, é compreendido na concepção de personalidade estudada pelo ramo civilista do direito. Este direito dotado de uma funcionalidade imprescindível, deve ser protegido e regulado com bastante cautela e competência, pois seu desvirtuado tratamento no seio social, pode trazer prejuízos contundentes, inclusive a dignidade das pessoas humanas em particular. Em razão da proteção legal desse elemento da personalidade, se evidenciam as tutelas inibitória, repressiva e atenuante. O direito ao nome possui características peculiares quanto as suas excepcionais hipóteses de alteração, que devem ser promovidas, quando necessárias, tendo em vista a proteção e o resguardo da pessoa humana. A jurisprudência brasileira vem se revelando coerente com a aplicação dos postulados constitucionais quanto a esse direito elementar da personalidade.
Descrição: FORMIGA, I. L. A tutela especial do direito ao nome e suas excepcionais hipóteses de alteração. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18606
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Lisboa Formiga.pdfIgor Lisboa Formiga15.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.