Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18712
Título: Os contratos de alienação fiduciária em garantia de bens imóveis à luz dos princípios de direito
Autor(es): Albuquerque, Cássia Versiane Dias
Palavras-chave: Direito fundamental à moradia
Princípios do direito civil
Mitigação dos efeitos
Dignidade da pessoa humana
Contrato de Alienação Fiduciária
Data do documento: 2018
Resumo: presente trabalho teve como objetivo principal a análise acerca dos Contratos de Alienação Fiduciária em Garantia de Bens Imóveis à Luz dos Princípios de Direito aplicáveis à espécie. Cuja matéria foi instituída no ordenamento jurídico através da Lei Federal nº 9.514 de 1997. Traz algumas observações sobre os princípios de direito que fundamentam à controvérsia suscitada, qual seja, as desigualdades nas relações contratuais. Faz-se um estudo sobre o Direito à moradia, à luz dos preceitos constitucionais introduzidos pela Carta de 1988, tem como enfoque a dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, CRFB). No mesmo sentido, as normas de Tratados e Convenções do Direito Internacional que o Brasil é signatário também trazem importante contribuição na tutela do direito à moradia. A relevância desse estudo frisa-se no questionamento acerca do desiquilíbrio contratual existente entre as partes contratantes.
Descrição: ALBUQUERQUE, C. V. D. Os contratos de alienação fiduciária em garantia de bens imóveis à luz dos princípios de direito. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18712
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cássia Versiane Dias Albuquerque.pdfCássia Versiane Dias Albuquerque20.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.