Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18731
Título: O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos
Autor(es): Santos, Geovane Porto dos
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Gênero resenha crítica
Ensino
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida no estágio supervisionado III realizado numa turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola pública na cidade de Campina Grande, no ano de 2018. Durante nossa prática docente, questionávamos: de que forma as aulas de leitura e escrita do gênero resenha podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade argumentativa do aluno? Partindo desse questionamento, o objetivo geral deste artigo é investigar como se dá a capacidade argumentativa do aluno através do processo de leitura e escrita do gênero resenha crítica. Especificamente, buscamos: a) descrever e analisar a estrutura do gênero resenha; b) entender como se constrói a habilidade argumentativa dos alunos através do gênero resenha crítica de filmes. Nossa pesquisa se insere no paradigma qualitativo de base descritivo-interpretativista. Nossas reflexões estão ancoradas em Bakhtin (2011), Motta-Roth e Hendges (2010), Ribeiro (2009), dentre outros. O corpus de análise está constituído por treze resenhas coletadas durante as atividades de estágio. Para este trabalho, apresentamos os textos mais significativos de acordo com os nossos objetivos. Foram ministradas nove aulas divididas em três momentos: conhecendo o gênero; orientação para produção do gênero; produção escrita do gênero. Em se tratando de resultados, os dados mostraram que o gênero resenha ainda é pouco trabalhado nas salas de aula e por isso os alunos apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento da sua estrutura retórica. Percebemos ainda que os alunos têm mais desenvoltura argumentativa na oralidade do que na escrita.
Descrição: SANTOS, G. P. dos. O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos. 2018. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18731
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovane Porto dos Santos.pdf270.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.