Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1895
Título: Psicomotricidade e as práticas lúdicas na educação infantil
Autor(es): Silva, Rubeny
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Práticas lúdicas
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: Tendo em vista a importância de obter conhecimentos sobre o brincar na infância pesquisamos sobre a Psicomotricidade e as práticas lúdicas na Educação Infantil. Partindo deste pressuposto, o presente tem por objetivo, analisar o desenvolvimento psicomotor por meio das atividades lúdicas e, a importância dos brinquedos e das brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, apresentaremos aqui as informações obtidas através de fundamentações teóricas e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram um dos nossos registros de observação participante e um questionário constituído com dez perguntas abertas. Para me referir a alguns conceitos básicos e para fundamentar teoricamente a análise, recorri a Agostinho, Angotti, Arruda, Brandão, Brasil, Brougère, Dantas, Ferreira, José, Kishimoto, Machado, Maluf, Mota, Nunes, Oliveira e Silveira. Observamos e analisamos que as práticas lúdicas na educação infantil em nosso campo de pesquisa estão em parte um pouco afastadas das práticas pedagógicas observadas em sala de aula. E na Educação Infantil é de primordial importância levar em consideração as atividades lúdicas, pois é a partir destas que a criança se desenvolve em todos os seus aspectos físicos, motor, social e afetivo. Para tanto, o professor precisa não apenas proporcionar meios e situações que propiciem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, mas este precisa conhecê-los melhor para intervir de acordo com as necessidades da criança, proporcionando uma aprendizagem lúdica e prazerosa, na qual elas possam aprender a partir do brincar. Podemos afirmar que as atividades lúdicas garantem a criança à liberdade, a criatividade, a imaginação. Além de proporcionar a interação do grupo e trabalhar o corpo e os mais diversos movimentos, que garantem a criança um desenvolvimento integral e saudável para toda a vida. Portanto a psicomotricidade atrelada às práticas lúdicas favorecem a criança permitindo-a agir, criar, inventar, reinventar, imaginar, fantasias enfim sentir-se um sujeito participativo e participante no meio ao qual vive. Para tanto, cabe ao professor um fazer pedagógico que apoia a criança em suas necessidades de desenvolvimento e de aprendizagem, partindo de práticas lúdicas que lhe favoreçam uma aprendizagem significativa, sem perder de vista a ludicidade do mundo infantil.
Descrição: Silva, R. Psicomotricidade e as práticas lúdicas na educação infantil. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1895
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubeny Silva.pdfRubeny Silva1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.